22 de Março - Dia Mundial da Água

22 de Março – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de Março de 1992. Dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido e só cerca de 0,008 % do total da água do nosso planeta é potável.

Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, concretização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Pequenos gestos podem ajudar à preservação e economia do bem precioso que é a água.

 E alguns podem ser realizados no seu dia a dia com as mais simples tarefas:

Uma boa forma de economizar água é tomar banhos rápidos (no máximo de 15 minutos). Banhos mais demorados potenciam gastos entre 95 a 180 litros de água.

Enquanto escova os dentes se a torneira ficar aberta pode gastar até 25 litros de água, o que parece ser realizado num curto espaço de tempo traduz-se num desperdício muito grande. Sempre que escovar os dentes feche a torneira e abra-a só no final da escovagem.

Torneira aberta é sinónimo de desperdício, é preciso ter muita atenção às torneiras que ficam a pingar. Caso isto aconteça poderão ser gastos cerca de 46 litros de água por dia. Certifique-se sempre que as torneiras estão bem fechadas e que não existem fugas nas tubagens.

Enquanto lava loiça de torneira aberta poderá gastar até 105 litros de água. Então lembre-se, passe primeiro a esponja, ensaboe a loiça e enxagúe-a toda junta no final da lavagem.

Ao lavar o seu carro nunca utilize uma mangueira, durante 30 minutos poderá desperdiçar até 560 litros de água. Portanto, utilizar um balde é a solução para poupar.

No jardim, para regar as plantas, use um regador ou mangueira com esguicho tipo revólver. No verão a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação. Já no inverno a rega das plantas pode ser feita em dias alternados, pela manhã.

ÁGUA – POUPAR PARA NÃO ACABAR